-
Arquitetos: Explorations Architecture
- Área: 5000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Guillaume Satre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte Schuman está no corredor de Saona, tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Cria uma nova porta de entrada ao centro histórico de Lyon, a segunda maior cidade da França.
O projeto se inspira no seu entorno e é construído entre duas das pontes mais antigas de Lyon (Masaryk e Barbe), sua estrutura de suspensão é tão icônica como rara com seu deck central. Há uma interação visual significativa entre a estrutura de Masaryk e Schuman. Diferente da enorme estrutura de Masaryk, a ponte Schuman abre a perspectiva para o rio entre dois arcos. A estrutura define uma área aberta, um lugar por cima do rio desenhado para se converter num mirante.
A estrutura é fina, leve e transparente, a fim de facilitar sua integração com a paisagem urbana. A expressão estrutural da ponte é centrada no deck central com o fim de tocar suavemente os históricos bancos de pedra do rio abaixo. Os arcos foram fabricados com secções retorcidas criando um perfil de aço cambiante.
A profundidade estrutural reduzida é realizada devido a uma construção composta com o fim de cumprir com diversas limitações geométricas (rampas, espaço livre para tráfego fluvial).
As vias foram desenhadas para estarem unidas à estrutura principal. Os diferentes usuários da ponte (pedestres, ciclistas e motorista) cruzam o rio no mesmo nível da rua. Esta coexistência amigável assegura a continuação da cidade sobre o rio. Pela noite, a estratégia de iluminação é baseada em fontes indiretas de luz.